No momento você está vendo Como funciona a instalação de cerca elétrica

Como funciona a instalação de cerca elétrica

Instalação de cerca elétrica: As cercas elétricas são um tipo de barreira física que usa energia elétrica para impedir o acesso de pessoas ou animais a uma área. Elas são usadas em muitos lugares, como propriedades rurais, parques nacionais e instalações militares. As cercas elétricas podem ser construídas de arame farpado, tela metálica ou outros materiais condutores. Quando uma pessoa ou animal toca na cerca, a corrente elétrica flui através do corpo e causa dor ou choque. Isso impede que as pessoas ou animais continuem avançando.

 

cerca elétrica

 

O que é uma cerca elétrica?

As cercas elétricas são sistemas de segurança que usam energia elétrica para impedir que pessoas ou animais entrem em um determinado perímetro. Elas são compostas por uma ou mais linhas de energia que emitem um choque elétrico quando tocadas, o que deterá qualquer intruso. As cercas elétricas podem ser instaladas em qualquer lugar, desde propriedades rurais até edifícios comerciais.

Por que instalar uma cerca elétrica?

Instalar uma cerca elétrica pode ter diversas vantagens, como aumentar a segurança do seu lar ou estabelecimento comercial. A cerca elétrica impede que pessoas ou animais invadam o seu espaço, além de ser um eficiente sistema de detenção para criminosos. Se você mora em uma região com muitos roubos ou furtos, instalar uma cerca elétrica pode ser uma ótima opção para aumentar a segurança do seu lar.

Como funciona a instalação de uma cerca elétrica?

As cercas elétricas são um dos métodos mais populares de controle de animais. A instalação de uma cerca elétrica é relativamente simples e pode ser feita por qualquer pessoa com alguma experiência em eletricidade. No entanto, é importante seguir as instruções do fabricante para evitar acidentes.

A maioria das cercas elétricas é composta por um fio condutor que circunda toda a área que você deseja proteger. O fio é ligado a uma fonte de energia, geralmente uma bateria, e quando um animal toca no fio, recebe um choque elétrico. O tamanho do choque varia de acordo com o modelo da cerca, mas geralmente não é suficientemente forte para causar danos graves aos animais. No entanto, o choque é suficientemente desagradável para mantê-los longe da área protegida.

Para instalar uma cerca elétrica, primeiro você precisa determinar qual será o perímetro da área protegida. Em seguida, faça um orifício no chão ao longo do perímetro usando uma ferramenta adequada, como um martelo perfurador. Em seguida, enrole o fio condutor ao redor do perímetro e conecte-o à fonte de energia. Por fim, ligue a fonte de energia e verifique se a cerca está funcionando corretamente testando-a em um animal.

 

Fonte: Canal Papo de Segurança

 

Qual a melhor opção para o meu caso: energização por bateria ou rede elétrica?

As cercas elétricas são um investimento importante para a segurança do seu lar ou empresa. Mas como funciona a instalação de cerca elétrica? E qual a melhor opção para o seu caso: energização por bateria ou rede elétrica?

A cerca elétrica é composta por um conjunto de fios condutores, dispostos verticalmente e interligados, que formam um circuito fechado. Esses fios são ligados a uma fonte de energia, que pode ser uma bateria ou uma rede elétrica. Quando alguém tenta ultrapassar a cerca, os fios são ativados e enviam uma descarga elétrica que impede a passagem.

A principal vantagem da energização por bateria é que não há necessidade de instalar cabos na rede elétrica, o que pode ser mais custoso e complicado. Além disso, a bateria permite que a cerca funcione mesmo em caso de corte de energia na rede elétrica. A desvantagem é que as baterias precisam ser trocadas periodicamente e podem não ter autonomia suficiente para grandes áreas.

Já a energização por rede elétrica é mais simples e barata de se instalar, pois basta ligar os fios à rede elétrica. No entanto, essa opção não funciona em caso de corte de energia e pode causar danos às plantas e animais próximos à cerca devido à alta tensão da corrente.

Quais os cuidados na hora da instalação de uma cerca elétrica?

Na hora da instalação de uma cerca elétrica, é importante tomar alguns cuidados para que tudo funcione corretamente. Aqui estão algumas dicas:

  • Escolha o local da instalação com cuidado. A cerca elétrica precisa estar bem fixada no chão e não pode haver obstáculos (como árvores ou arbustos) que possam interferir na sua eficiência.
  • Siga as instruções do manual à risca. A cerca elétrica é um equipamento complexo e é importante seguir as instruções de instalação para evitar problemas.
  • Teste a cerca elétrica antes de usá-la. Depois de tudo instalado, faça um teste para ver se a cerca está funcionando corretamente.

Manutenção de uma cerca elétrica: como e quando fazer?

A manutenção de uma cerca elétrica é muito importante para garantir o seu bom funcionamento. A cerca elétrica deve ser inspecionada regularmente e, se necessário, reparada ou substituída. Aqui estão algumas dicas para a manutenção de uma cerca elétrica:

• Inspecione a cerca regularmente: verifique se há sinais de danos, como fios rompidos ou danificados. Se possível, faça a inspeção com um detector de metais para encontrar fios escondidos.

• Repare ou substitua os fios danificados: se você encontrar um fio danificado, conserte-o imediatamente usando um kit de reparo de cerca elétrica. Se o dano for muito grande, você pode precisar substituir todo o fio da cerca.

• Limpe a área à volta da cerca: mantenha a área à volta da sua cerca limpa e livre de obstáculos. Isto irá evitar que os animais entrem na sua propriedade e também irá prolongar a vida útil da sua cerca.

• Ligue a energia elétrica: certifique-se sempre de que a energia elétrica está ligada quando não estiver em casa. Isto irá impedir que os animais entrem na sua propriedade e também evitar acidentes.

Conclusão

Esperamos que esse post tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre cerca elétrica. Caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco ou com uma empresa de sua confiança para a manutenção do seu portão. A Sistemas de Segurança está sempre à disposição para ajudar você a proteger o seu patrimônio!

Veja também:

Conserto de portão eletrônico: Saiba tudo !

Segurança Eletrônica: Tudo o que você precisa saber !

Instalação de interfone: Saiba como funciona !

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário